Recursos Humanos – Gestão e Avaliação de Desempenho
Carga Horária: 20 horas
A gestão e a avaliação de desempenho são processos fundamentais para o desenvolvimento das organizações e das pessoas que nelas trabalham.
A gestão de desempenho visa definir os objetivos, as competências e as expectativas de cada colaborador, alinhando-os com a missão, a visão e os valores da organização.
A avaliação de desempenho consiste em medir e analisar os resultados obtidos pelos colaboradores, identificando os pontos fortes e as áreas de melhoria, bem como reconhecendo e recompensando o mérito.
Estes processos contribuem para o aumento da produtividade, da qualidade, da motivação e da satisfação dos colaboradores, bem como para a melhoria contínua da organização.
- Capacitar os participantes a compreenderem a importância da gestão e avaliação de desempenho nas organizações.
- Desenvolver competências e habilidades necessárias para a implementação de um sistema eficaz de gestão e avaliação de desempenho.
- Compreender os conceitos e fundamentos da gestão e avaliação de desempenho.
- Identificar e estabelecer objetivos e metas claras e alinhadas com os objetivos organizacionais.
- Reconhecer as competências e habilidades necessárias para o desempenho eficaz das funções.
- Desenvolver habilidades de feedback e comunicação para fornecer um retorno construtivo aos colaboradores.
Módulo I – Introdução à Gestão e Avaliação de Desempenho
- Conceitos básicos de gestão e avaliação de desempenho
- Importância da gestão e avaliação de desempenho nas
organizações - Benefícios e desafios da implementação de um sistema de gestão e avaliação de desempenho
Módulo II – Objetivos e Metas
- Definição de objetivos e metas
- Tipos de objetivos e metas
- Estabelecimento de objetivos SMART (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais)
- Alinhamento de objetivos individuais com os objetivos organizacionais
Módulo III – Competências e Habilidades
- Identificação de competências e habilidades necessárias para o desempenho eficaz das funções
- Mapeamento de competências organizacionais
- Desenvolvimento de competências e habilidades
Módulo IV – Feedback e Comunicação
- Importância do feedback na gestão e avaliação de desempenho
- Técnicas e estratégias para fornecer feedback construtivo
- Melhores práticas de comunicação na gestão e avaliação de desempenho
Módulo V – Avaliação de Desempenho
- Métodos e técnicas de avaliação de desempenho, como a avaliação por competências, escala gráfica, avaliação 360 graus, entre outros
- Coleta e análise de dados de desempenho
- Avaliação de desempenho como base para tomada de decisões, como promoções, remuneração variável, desenvolvimento de carreira, entre outro
Módulo VI – Plano de Desenvolvimento Individual
- Elaboração de planos de desenvolvimento individual (PDI)
- Definição de ações de desenvolvimento e capacitação
- Acompanhamento e monitoramento do PDI
Módulo VII – Gestão do Desempenho e Remuneração
- Relação entre gestão de desempenho e remuneração
- Sistemas de remuneração variável
- Estratégias de incentivo e reconhecimento do desempenho
Módulo VIII – Gestão do Desempenho e Desligamento
- Avaliação de desempenho como base para processos de desligamento
- Feedback e suporte na transição do colaborador desligado
Módulo IX – Gestão do Desempenho e Desenvolvimento Organizacional
- Utilização dos resultados da avaliação de desempenho para identificar necessidades de desenvolvimento organizacional
- Alinhamento do desempenho individual com os objetivos estratégicos da organização